domingo, 1 de julho de 2012

Passo Lento

Passo Lento
W.Faria

Santos homens maculados pela lâmina do tempo,
Santos homens imaginários, se tornam folhas ao vento,
Levam o tempo de antes, quando a cor era forte,
Levam no peito todo o mar, velejados sem um norte.

A mãe suspira a janela, olhar perdido no vão,
as mãos pedindo socorro, as bocas pedindo por pão.
No peito um oceano de lágrimas, por um filho que já se foi,
Levado pelo nó da gravata de linho, sentimento terno,
embalados pelo vinho, deixando o momento eterno.

Para quem se foi mais cedo, sobram os sorrisos da lembrança,
deixando tantos amores sozinhos, deixando ao léu a esperança,


Santos homens maculados, pela fome que desata,
Negros, brancos e mestiços, cujo nome não está na ata,
Atando a mão com sangue, sangrando pela própria perda,
Fome, reza, seca e pontos,
A gira da vida ao toque do repente,
De repente o santo caos maldito que carregam cães de guarda,
O santo cão de guarda, que carrega a vida entredentes.

Poeira na rua vermelha, poeira dentro do peito,
A vida que segue agora é só poeira,
É a espera de uma mãe que se deita,
Que ora por um dia de alento,
Que seca sua lágrima na cera,
Que encera seus passos no chão.

Santos homens maculados, pelo vazio do pão,
Todo homem é eterno, nada na vida é em vão,
A carne se deteriora, se deturpa e chora,
Pela vida que se foi, trocada por numeros e cifras,
Homens e mulheres invisíveis caminhando na procissão,
Agora, serpenteando no oco do tempo, pensamentos e saudades,
Agora, serpenteando no oco do tempo, o rolar de lágrimas e verdades,
E agora? quem vai usar o capelo, na linda celebração?
Quem vai sorrir dizendo "mãe, consegui" ?
Quem vai dizer "Mãe, venci"?

Vem filho meu, me visita em sonho, me toca a face,
com seu olhar risonho, vem filho meu, me enxerga nesse escuro,
me ensina a caminhar, com seu olhar maduro,
Diz "não mainha, não chora porque estou bem,"
Diz que de mim não espera nada, vem ser a "Reza" do meu "amém"

Vem filho meu, ri de mim quando eu errar,
Quando apertar o botão e o celular não funcionar,
Sorri pra mim e me ensina a ligar,
Quem vai me acalmar de manhã,
quando o acúcar acabar?
dizendo "calma mainha, eu busco, tudo vai melhorar"

Santos homens maculados, que deixaram um buraco
onde antes tinha vida, quando era um espetáculo,
A mãe segue a procissão e vai carregando sua cruz,
Reza apertando o terço, pedindo pra que seu filho no céu,
Fique amigo de Jesus, mal sabe ela que seu Senhor,
sem pressa em seu andor, caminha ao seu lado na procissão,
aos poucos, a levando pela mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário